CALDAS DA RAINHA — Ana Filipa Santos teve de esperar várias horas até entrar em campo e quando foi a jogo não conseguiu ser bem sucedida, mas acabou o dia a celebrar: derrotada na última ronda do qualifying, a portuguesa de 26 anos foi repescada como lucky loser e juntou-se a três compatriotas no quadro principal de singulares do Caldas da Rainha Ladies Open, torneio W60+H.
Um dia depois de ter superado Maria Santos numa primeira ronda 100% lusa, Ana Filipa Santos (número 951 do ranking WTA) perdeu por 6-0 e 6-2 com a japonesa Sakura Hosogi (400.ª), que confirmou o estatuto de primeira cabeça de série da fase de qualificação.
O encontro já arrancou sob os holofotes do Complexo Municipal de Ténis das Caldas da Rainha e chegou a ser interrompido pela chuva, que horas antes levou ao adiamento da grande maioria dos duelos da jornada. Após uma pausa breve, e transferido para os campos indoor, o frente a frente viu a jogadora “da casa” entrar no marcador pela primeira vez, mas a resistência oferecida pela jogadora de Santiago do Cacém foi insuficiente para alterar o rumo do marcador.
Depois da derrota chegaram as boas notícias: Ana Filipa Santos venceu o sorteio de lucky loser e entrou no quadro principal, tendo encontro marcado na primeira ronda com a norte-americana Jamie Loeb, número 257 mundial.
Para além dela, já estavam asseguradas no quadro principal três jogadoras portuguesas: Francisca Jorge, 299.ª classificada WTA e única com entrada direta (vai defrontar a qualifier norte-americana Anna Rogers, 776ª), Matilde Jorge (787.ª, que recebeu um wild card e terá pela frente a segunda cabeça de série, Maddison Inglis, número 134 mundial) e Maria Garcia (sem ranking), também ela convidada pela organização e que terá como oponente a japonesa Hiroko Kuwata (456.ª).
Caldas-da-Rainha-Ladies-Open-2022-quadro-principal-singulares