João Sousa é dono e senhor da grande maioria dos recordes do ténis nacional e quando entrar em campo para disputar a segunda ronda de singulares do US Open, esta quinta-feira, irá a jogo com mais uma marca redonda associada ao seu nome: esta semana, o vimaranense de 33 anos tornou-se no primeiro português da história a celebrar 50 vitórias em quadros principais de torneios do Grand Slam entre singulares e pares.
O feito foi alcançado na terça-feira, com a reviravolta por 1-6, 7-6(4), 7-6(4) e 6-3 frente ao norte-americano Mackenzie McDonald (77.º), que se traduziu na 27.ª vitória de João Sousa em quadros principais de singulares de “Majors” (tem mais 11 em qualifyings, não incluídas nestas contas).
As contas ficam completas com as 24 vitórias em quadros principais da variante de pares, a última delas alcançada na quarta-feira, ao lado do brasileiro Marcelo Demoliner.
E os três números (27 vitórias em quadros principais de singulares, 24 em pares e 51 no total) dão a João Sousa um estatuto sem igual no ténis português:
Seguem-se as segundas rondas de singulares (contra Cameron Norrie já esta quinta-feira) e pares (adversários ainda por definir).