OEIRAS — O português Gonçalo Falcão inscreveu o nome em três finais do Campeonato do Mundo Individual de Veteranos e iniciou com o pé direito o ataque às medalhas de ouro no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras, ao sagrar-se campeão de pares masculinos no escalão de +30 anos com o alemão Tony Holzinger.
Na final, Falcão e Holzinger concluíram com nota positiva a caminhada triunfal ao derrotarem Ivan Korol e Alexander Tolkachev — os segundos cabeças de série — em duas partidas, com os parciais de 7-6(6) e 6-2.
Esta foi a quarta vitória da parceria composta por Gonçalo Falcão e Tony Holzinger e fez do tenista português de 34 anos o quarto do país a conquistar uma medalha de ouro em campeonatos do mundo de veteranos, depois de Fred Gil e José Ricardo Nunes em 2021 (pares masculinos +35) e Rita Freitas, já na manhã desta sexta-feira e em singulares femininos +35.
E a festa pode estar longe de concluída: ainda esta sexta-feira, o mesmo Gonçalo Falcão discute o título de pares mistos +30 ao lado da norte-americana Mariana Correa e, sensivelmente ao mesmo tempo, Rita Freitas e Fred Gil lutam pelo título de pares mistos +35. Já no sábado, último dia de competição, quer Fred Gil (em +35), quer Gonçalo Falcão (em +30) tentarão vencer as respetivas finais de singulares.