OEIRAS — Um dia depois de ter carimbado o apuramento para as meias-finais de singulares masculinos +30 no Campeonato do Mundo Individual de Veteranos, Gonçalo Falcão fez o mesmo em pares masculinos e pares mistos, resultados que lhe permitirão despedir-se da prova com três medalhas — resta saber de que material. Ainda esta quarta-feira, Rita Freitas e Fred Gil apuraram-se para as meias-finais de pares mistos +35.
Ao lado do alemão Tony Holzinger, Gonçalo Falcão derrotou Daniel Hernandez e Stijn Sprinkhuizen por claros 6-0 e 6-0 e garantiu um lugar nas meias-finais de pares masculinos do escalão de +30, um resultado suficiente para alcançar a medalha de bronze.
Para ir um passo mais longe e colocar-se em posição de lutar pelo ouro, o português de 34 anos terá de passar pelos espanhóis Roger Ordeig e Jaume Santo-Valdivieso, primeiros favoritos.
Depois, já em pares mistos, Gonçalo Falcão regressou ao Court Central do Jamor, desta vez na companhia da norte-americana Mariana Correa, e superou Eileen Aranas-Roth e Carsten Groeger, os primeiros pré-designados, por 6-4 e 6-4 para inscrever o nome nas meias-finais de pares mistos +30.
A separá-los da final, Falcão e Correa terão os neerlandeses Mieke Van Gansewinkel e Bart Beks.
Já Rita Freitas — que na parte da manhã inscreveu o nome na final de singulares femininos +35 — e Fred Gil, venceram Alicia Serrano, do México, e Oliver Manz, da Alemanha, por 6-0 e 6-1 para chegarem às meias-finais de pares mistos +35.
Já em posição de medalha, os dois portugueses (defendem o estatuto de primeiros cabeças de série) vão discutir com os argentinos Jesica Soledad Orselli e Javier Ottaviani o lugar na decisão.