Frederico Silva (249.º) foi incapaz de prolongar a caminhada no Challenger de San Benedetto del Tronto e deixou-se esta noite surpreender no segundo teste da semana. O número quatro português não conseguiu fazer jus ao estatuto de favorito e acabou por ser eliminado da prova ao ceder diante do qualifier da casa Giovanni Fonio (435.º), que para trás também já tinha afastado o sexto favorito.
Depois de algum equilíbrio inicial, o caldense passou para segundo plano ao permitir a Fonio o primeiro break da partida e já não foi a tempo de reverter a situação. O início do segundo set foi igualmente inglório para o lado de Silva, que foi conduzido para o desaire fixado ao fim de uma hora e meia, pelos parciais de 6-4 e 6-1.
Concluída a presença portuguesa no litoral italiano – João Domingues já tinha sido eliminado na primeira eliminatória do quadro principal após ultrapassar o qualifying -, Frederico Silva tem pela frente duas semanas sem competição e regressa ao circuito secundário na segunda quinzena de agosto, em Grodzisk Mazowiecki.