O português João Sousa (61.º classificado no ranking ATP) reencontrou-se esta segunda-feira com as vitórias e selou o apuramento para a segunda ronda do quadro principal de singulares do ATP 250 de Kitzbuhel, na Áustria.
Oitavo cabeça de série, o tenista vimaranense de 33 anos confirmou o favoritismo e derrotou o checo Vit Kopriva (124.º) de forma autoritária, com os parciais de 6-1 e 7-5.
Resolvido em 91 minutos, o encontro foi totalmente dominado por João Sousa ao longo dos 12 primeiros jogos. O português entrou no court de forma autoritária, com um ténis muito agressivo e não deu espaço a Kopriva, o que lhe permitiu agarrar uma liderança de 6-1 e 4-1, mas ao aproximar-se da vitória sentiu a pressão e, depois de desperdiçar um ponto que lhe daria o duplo break de vantagem, perdeu o jogo de serviço que deu ao checo um novo fôlego. A recuperação foi, no entanto, sol de pouca dura e o português voltou a quebrar o serviço no 12.º jogo para selar a vitória em duas partidas.
A vitória desta segunda-feira foi a primeira para o pupilo de Frederico Marques em encontros de singulares desde Roland-Garros, no final de maio, e permitiu ao número um português colocar um travão na série de sete derrotas consecutivas ao mais alto nível.
Apurado para a segunda ronda de um torneio onde disputou a final em 2017, o número um português terá de aguardar pelo vencedor do encontro entre o checo Jiri Lehecka (68.º) e o brasileiro Thiago Monteiro (67.º) para conhecer o próximo adversário.