A confirmar a excelente forma apresentada na última semana na Billie Jean King Cup, Francisca Jorge (316.ª) derrotou a segunda pré-designada Jamie Loeb (221.ª) para se apurar para os oitavos de final do do ITF de 25.000 dólares de Guimarães. A número um nacional saiu por cima de uma batalha de três parciais, ao surpreender a mais bem cotada por 6-0, 2-6 e 7-5, ao cabo de quase duas horas.
Num encontro que se seguiu à eliminação da sua irmã mais nova – Matilde Jorge (726. ª) cedeu às mãos da qualifier Pei-Chi Lee (528ª) -, a tenista da casa demonstrou, desde cedo, que pretendia evitar semelhante desfecho para o seu encontro, ao dominar por completo o primeiro set, onde conseguiu obter um ‘pneu’.
Na segunda partida o rumo dos acontecimentos mostrou-se bastante distinto e a norte-americana de 27 anos foi a única a dispor de pontos de break e a aproveitar dois deles, igualando a contenda que se resolveu num terceiro e derradeiro set. Aí, o equilíbrio imperou até ao 5-5 e o cenário seguinte pendeu para o lado de Francisca Jorge, ao conquistar oito pontos consecutivos para alcançar o triunfo.
No caminho entre a vimaranense e os quartos de final estará a australiana Alexandra Bozovic (466.º), que se encarregou de eliminar a portuguesa Ana Filipa Santos (999.ª) ao fim de 72 minutos, num compromisso resolvido por 6-1 e 6-3.
Também em ação do lado nacional estiveram Inês Murta (688.ª) e Mariana Campino que sucumbiram em dois sets perante a sérvia Katarina Jokic (530.ª) e a americana Ashley Lahey (498.ª), respetivamente.