As irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge carimbaram, este domingo, a promoção de Portugal ao Grupo II da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup, em 2023, com uma vitória no par decisivo do play-off contra a Macedónia do Norte, que jogou em casa, na capital Escópia.
Lado a lado pela segunda vez esta semana, as tenistas vimaranenses confirmaram o favoritismo e derrotaram Lina Gjorcheska e Magdalena Stoilkovska numa batalha de três partidas, resolvidas com os parciais de 6-4, 4-6 e 6-4.
As quatro tenistas que foram a jogo no par decisivo já tinham estado em ação nos singulares: logo pela manhã, Matilde Jorge venceu Stoilkovska (1357.ª em singulares e 1600.ª em pares) por 7-6(4) e 6-3, mas depois Francisca Jorge (377.ª do ranking de singulares) não conseguiu resistir a Gjorcheska (273.ª em singulares e 223.ª em pares), que triunfou por 6-1 e 6-1 para empatar a final.
Com a vitória deste domingo, a seleção nacional portuguesa — que é liderada pela capitã Neuza Silva e também incluiu as jogadoras Inês Murta e Ana Filipa Santos — assegurou o regresso ao Grupo II da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup em 2023, dois anos e meio depois de ter descido de divisão.