Longe de serem inicialmente colocadas no lote de favoritas a alcançarem a segunda semana de Wimbledon, Tatjana Maria (103.º) e Jule Niemeier (97.ª) continuam a deleitar o público no All England Club e adicionaram o quarto triunfo às respetivas campanhas não só para marcarem duelo entre si nos ‘quartos’, mas também para assegurar uma representante germânica no penúltimo dia de prova.
Maria não se deixou intimidar pelo estatuto de antiga campeã de Roland-Garros ostentado por Jelena Ostapenko (17.ª) e, a dar os primeiros passos de regresso ao circuito após ter o seu segundo filho, encontrou o antídoto necessário para se evidenciar numa exigente batalha perante uma jogadora mais credenciada. Aos 34 anos, anotou a saborosa reviravolta de 5-7, 7-5 e 7-5 para se estrear nos quartos de final de torneios do Grand Slam.
Horas depois, foi o momento da compatriota Niemeier também brilhar na relva de Wimbledon. A natural de Dortmund nunca antes tinha somado qualquer vitória em provas Major e despedaçou os corações da casa ao afastar Heather Watson (121.ª) – a última resistente britânica no quadro de singulares femininos – pelos contundentes parciais de 6-2 e 6-4.
Marcado um inesperado duelo 100% germânico entre Tatjana Maria e Jule Niemeier, nenhuma delas é uma destacada favorita a vencer o primeiro duelo oficial entre ambas. Aquela à qual a vitória sorrir vai alcançar as primeiras meias-finais da carreira em torneios desta magnitude e vê mais próximo o sonho de acesso à final do torneio de Wimbledon.