Depois do adeus de Hubert Hurkacz (10.º), Carlos Alcaraz (7.º) não esteve longe de ser o segundo top 10 a tombar na primeira jornada de Wimbledon. O jovem prodígio de Murcia foi levado ao limite por Jan-Lennard Struff (155.º) numa batalha dramática que transcendeu as quatro horas de duração e após deixar para trás momentos de tensão celebrou ao anotar a segunda vitória da carreira no All England Club.
O historial entre ambos era favorável a Struff (1-0) e o alemão não esteve nada longe de voltar a pontuar perante o espanhol em quatro parciais. Mas Alcaraz não vacilou num tie-break com muito em jogo e depois de até ter estado em desvantagem recuperou e transportou o ritmo para o quinto e derradeiro set, onde foi mais eficaz para triunfar por 4-6, 7-5, 4-6, 7-6 (3) e 6-4.
Carlos Alcaraz, que ultrapassa uma primeira ronda longe de ser livre de perigos, adiciona a segunda vitória da carreira na relva de Wimbledon depois de na edição passada ter sido barrado por Daniil Medvedev na segunda eliminatória, defende o estatuto de quinto cabeça de série e o seu próximo adversário já apresentou bons sinais em relva: o neerlandês Tallon Griekspoor (53.º) e recentemente quarto-finalista em Maiorca.