Horas após João Domingues (333.º) ter reservado um lugar no quadro principal após superar o qualifying, Gastão Elias (165.º) não teve o mesmo desfecho vitorioso e foi travado logo no primeiro teste no Challenger 125 de Parma, em Itália. O lourinhanense esteve próximo de vencer o parcial de estreia diante de Elias Ymer (148.º), mas ao cabo de quase duas horas acabou por ceder por 7-6 (9) e 6-4.
Elias resistiu aos primeiros perigos e mais tarde voltou a ter êxito ao defender novas chances de ser quebrado, e foi só no tie-break que, após desperdiçar uma hipótese para conquistar o parcial, viu Ymer colocar-se na liderança ao oitavo set point. O sueco aproveitou o ascendente para dilatar o domínio e com uma nova quebra rubricada conduziu o rumo do encontro até à vitória.
Dado o adeus a Itália com um saldo negativo – passou uma ronda em Forli e cedeu na estreia tanto em Perugia quanto em Parma -, Gastão Elias deixa o circuito secundário e coloca o foco na relva britânica: tem regresso marcado a Wimbledon a partir de 20 de junho e procura a primeira vitória no Major britânico quatro anos depois da sua última participação.
A representação lusa em solo transalpino passa a ficar exclusivamente a cargo de João Domingues, que já tem adversário definido para a estreia no quadro principal: vai medir pela primeira vez na carreira forças com o brasileiro Thiago Monteiro (96.º), oitavo favorito ao título.