Jaime Faria alcançou na passada semana os segundos quartos de final da carreira no ITF World Tennis Tour e este domingo iniciou uma nova campanha em solo transalpino de forma contundente. Henrique Rocha e Miguel Gomes não tiveram um desfecho tão positivo e viram quebrar-se o objetivo de acesso ao quadro principal no torneio de 15.000 dólares de Chieti.
Oitavo pré-designado da fase prévia, Faria não teve grandes adversidades pela frente no teste de abertura e rapidamente assumiu o comando do encontro para travar o anfitrião Benito Massacri (1232.º ITF) e superar o convidado pelos parciais de 6-4 e 6-1. Está a um triunfo de concluir de forma invicta a fase de qualificação e a sua próxima tarefa opõe-o a Federico Campana (1429.º ATP).
Por contrapartida, Henrique Rocha foi incapaz de fazer jus ao estatuto de quarto cabeça de série do qualifying e viu chegar ao fim a sua precoce passagem pela prova do litoral italiano. Faltaram-lhe argumentos para travar o ritmo a Leonardo Rossi (2061.º) e acabou por se despedir por 4-6 e 4-6.
Também Miguel Gomes não teve motivos para sorrir nesta jornada e foi outro nome da casa a travar-lhe o caminho no evento de terra batida. A ambição da vitória ficou longe de ser concretizada e o jovem luso cedeu diante de Giorgio Ricca (1033.º) por 6-3 e 6-3.