Depois de uma breve passagem por Estugarda que marcou a estreia da temporada de relva, João Sousa (63.º) já tem um novo compromisso pela frente. O número um nacional não conseguiu o acesso direto ao quadro principal do ATP 500 de Halle e enfrenta na estreia da fase de qualificação um adversário que não lhe traz boas memórias.
O vimaranense defende o estatuto de terceiro melhor cotado e vai ter como primeiro obstáculo o moldavo Radu Albot (121.º), responsável pela sua eliminação em solo germânico há apenas quatro dias. Com o confronto direto favorável ao jogador de Chisinau, também em janeiro deste ano trouxe amarguras a João Sousa, ao barrar-lhe o acesso ao quadro principal do Australian Open na derradeira eliminatória do qualifying.
Caso contrarie o passado recente entre ambos e afirme o estatuto de favorito, o jogador luso de 33 anos vai colocar-se às portas de furar a fase de qualificação num palco onde tem como melhor registo a segunda ronda atingida tanto em 2014, como em 2019. Para isso, terá de fazer o pleno nas etapas prévias diante do convidado helvético Dominic Stricker (200.º) ou do jovem talento checo Jiri Lehecka (79.º), quinto cabeça de série.
qs