Dois dias depois da grande vitória de estreia diante do antigo top 15 Borna Coric, Gastão Elias (159.º) não foi capaz de prolongar o registo no Challenger de Forli e despediu-se esta quarta-feira da prova ao ser barrado pelo segundo candidato ao título: o português não apresentou argumentos suficientes para contrariar o favoritismo de Jaume Munar (87.º) e cedeu pelos parciais de 6-3 e 6-0.
O arranque do encontro não correu de feição para o português, que logo no primeiro jogo de serviço sofreu a quebra. Ainda se manteve na luta pelo primeiro parcial e evitou novos breaks a favor do maiorquino, mas não foi a tempo de restaurar a igualdade. Elias sofreu uma quebra de ritmo repentina na abertura do segundo parcial e ao perder os três jogos de serviço viu escapar-lhe as chances de discussão do resultado.
Feita a despedida da cidade italiana na segunda ronda, Gastão Elias viu desfeitas as hipóteses de defender os 50 pontos somados com a conquista do título no Oeiras Open, há um ano, e vai sofrer uma queda na tabela classificativa. Faz as malas para Perugia, onde é o único representante nacional – Nuno Borges, Pedro Sousa e João Domingues atuam em Lyon e Frederico Silva, em Bratislava.