Alexander Zverev viveu esta terça-feira um dos mais especiais dias de toda a carreira ao quebrar o enguiço e somar a primeira vitória sobre um jogador do top 10 em provas do Grand Slam. Depois de se superiorizar a Carlos Alcaraz em quatro sets para voltar a seguir caminho para as meias-finais de Roland-Garros, o alemão desfez-se em elogios e profetiza um futuro muito risonho para a jovem estrela espanhola.
Acerca do triunfo por 6-4, 6-4, 4-6 e 7-6 (7), vinca a importância de ter conseguido manter a firmeza nos momentos cruciais – com um set point salvo momentos antes da glória: “Sinto que foi graças à minha mentalidade que consegui vencer, porque sabia que iria ser um encontro muito longo e exigente a nível físico. Tive de me manter calmo durante o encontro. Jogámos a um nível bastante elevado e estou feliz por ter aproveitado as oportunidades.”
Aliviado por ter conseguido bater a sensação do momento, o jogador de Hamburgo salienta a importância deste triunfo na terra batida parisiense: “Alcaraz é um dos melhores jogadores do Mundo neste momento e ter conseguido ganhar-lhe em Roland-Garros é muito importante para mim. Mas segue-se ou o número um mundial, ou o 13 vezes campeão aqui. As coisas não se estão a tornar nada fáceis.”
Ainda nas declarações prestadas em court, Zverev não perdeu a oportunidade de deixar rasgados elogios ao prodígio espanhol: “Disse-lhe à rede que ele vai ganhar este torneio e mais do que uma vez. Espero conseguir conquistá-lo antes que ele comece a ganhar-nos a todos sem dar hipóteses.”
Alexander Zverev reserva pela segunda vez na carreira o acesso às meias-finais de Roland-Garros – na edição transata falhou o apuramento para a final frente a Stefanos Tsitsipas – e não se avizinha um desafio nada acessível: mede forças ou com o líder e campeão em título Novak Djokovic, ou com o recordista Rafael Nadal, com 13 conquistas anotadas em Paris.