ESTORIL – Um ano depois de apenas ter sido travado por Marin Cilic nos oitavos de final, Nuno Borges (131.º) voltou a vencer no Millennium Estoril Open com uma vitória selada antes do esperado: o maiato concluiu o encontro ao fim de apenas 62 minutos, devido à desistência de Pablo Andújar (79.º), quando liderava por 6-4 e 3-0.
O início da partida foi propício ao veterano de Cuenca, que se colocou a liderar por 4-2 através de um break consolidado diante do português. Mas o sentido do encontro estava prestes a inverter-se, já que Borges evitou a perda do primeiro parcial ao restabelecer a igualdade, para logo a seguir se voltar a impor com um novo break que lhe permitiu tomar a liderança.
Abalado pela reviravolta sofrida no set de abertura, Andújar não teve ritmo suficiente para perseguir uma possível “cambalhota” e Borges voltou a pontuar no serviço do espanhol momentos antes do final. Desgastado fisicamente, Pablo Andújar solicitou assistência médica e, após a intervenção, anunciou a desistência forçada devido a uma lesão no ombro direito.
Nuno Borges, que foi a figura lusa a traçar a melhor prestação na edição transata do Millennium Estoril Open, tem agora a oportunidade de se estrear nos quartos de final no ATP Tour: para isso, precisa de ultrapassar a sua próxima tarefa diante daquele que vencer do embate entre Dusan Lajovic (78.º) e Frances Tiafoe (29.º e quinto pré-designado).