ESTORIL – Decorreu esta tarde a cerimónia do sorteio do quadro principal do Millennium Estoril Open e os dois nomes lusos com presença já confirmada ficaram a par dos obstáculos a contornar ao longo do percurso. Tanto João Sousa como Nuno Borges vão enfrentar jogadores de língua castelhana que não pertencem ao lote de cabeças de série.
Campeão da prova em 2018, João Sousa vai ter como primeiro teste no regresso ao Clube de Ténis do Estoril o argentino Sebastian Baez (60.º), que aos 21 anos passa pela primeira vez pelo Estoril e vive o melhor momento de carreira – e já com uma final alcançada esta temporada, em Santiago.
Caso consiga ultrapassar a primeira barreira, João Sousa vai desafiar logo a seguir o croata Marin Cilic (22.º), que beneficiou de um bye na primeira ronda devido aos estatuto de quarto favorito. Na hipótese de voar mais longe, o vimaranense partilha a secção do quadro com nomes como o sétimo pré-designado Tommy Paul (35.º) ou o ex-campeão Richard Gasquet (82.º).
Quanto a Nuno Borges, maior estrela nacional da última edição do Millennium Estoril Open, prepara o embate de estreia com o veterano espanhol Pablo Andújar (79.º), ex-top 40 e vencedor de quatro títulos no circuito principal. O natural de Cuenca realiza a terceira campanha no torneio luso, depois dos desaires na estreia em 2018 e 2021.
Se triunfar na abertura um ano depois de ter ultrapassado a fase de qualificação, Nuno Borges vai enfrentar na etapa seguinte o vencedor do duelo entre o norte-americano Frances Tiafoe (29.º e quinto cabeça de série) e o sérvio Dusan Lajovic (78.º).
A usufruir do acesso direto à segunda eliminatória devido ao estatuto de primeiro pré-designado, Felix Auger-Aliassime (9.º) tem como potenciais primeiros adversários o sul-africano Lloyd Harris (40.º) ou um jogador proveniente do qualifying e pode cruzar-se com o austríaco Dominic Thiem (54.º) nos quartos de final.
Já Diego Schwartzman (15.º), que assumiu a condição de segundo favorito à vitória face à desistência de Cameron Norrie, tem como primeiro obstáculo aquele que sair por cima do confronto entre um tenista a definir do qualifying e o espanhol Roberto Carballes-Baena (96.º).
MDS