ESTORIL —Pablo Carreño-Busta (19.º), o jogador com melhor historial no Clube de Ténis do Estoril e posicionado para ocupar o estatuto de quarto favorito, anunciou na manhã deste sábado a desistência do Millennium Estoril Open. O espanhol, campeão da edição de 2017, discute esta tarde o apuramento para a final do ATP 500 de Barcelona.
Presente em cinco das seis edições anteriores do torneio português, o natural de Gijón planeava regressar a Portugal após ter falhado a vinda em 2021. Mas a boa campanha na Catalunha alterou-lhe os planos e, devido ao cansaço físico acumulado, optou por prescindir do Millennium Estoril Open para dedicar a semana ao descanso.
Esta tarde, o jogador de 30 anos que já passou pelo top 10 mundial tem duelo marcado por um lugar na final em Barcelona e mede forças com outro dos inscritos no ATP 250 português: vai lutar com o argentino Diego Schwartzman (15.º) na primeira das meias-finais do prestigiado evento espanhol e tem o foco num eventual apuramento para a 11.ª final da carreira no ATP Tour.
Com esta lacuna deixada no quadro, Pablo Carreño-Busta abre as portas ao quadro principal a outro antigo campeão da prova: o francês Richard Gasquet (82.º), vencedor em 2015. Deste modo, João Sousa (85.º) coloca-se a uma desistência de entrar diretamente no quadro e, assim, libertar o wild card.