Pedro Sousa (295.º classificado no ranking ATP) entrou esta sexta-feira no qualifying do Millennium Estoril Open com o ranking protegido (137.º).
O tenista lisboeta de 33 anos era o primeiro alternate da fase de qualificação e beneficiou da desistência de Pedro Martínez (que foi substituído no quadro principal por Jiri Vesely) para ficar dentro da lista, tornando-se no primeiro português a estar confirmado no qualifying.
Desta forma, Pedro Sousa juntou-se a João Sousa (o vimaranense recebeu um wild card para o quadro principal) na lista de portugueses confirmados na sétima edição do torneio, grupo que deverá aumentar de forma considerável nas próximas horas, com as naturais movimentações de última hora.
A organização do Millennium Estoril Open ainda tem por atribuir um wild card para o quadro principal, número que pode duplicar caso João Sousa acabe por entrar diretamente (é o quarto alternate, segundo caso as vagas de special exempt não sejam utilizadas). Para o qualifying ainda estão por atribuir os dois convites.
Nuno Borges (131.º) é atualmente o primeiro alternate do qualifying, enquanto Gastão Elias (154.º) surge na sétima posição. O maiato chega ao Clube de Ténis do Estoril com o título no Challenger de Barletta na bagagem, enquanto o jogador da Lourinhã conquistou dois Challengers consecutivos em Oeiras duas semanas anteriores, pelo que do ponto de vista português serão os maiores candidatos a possíveis convites.