Um dia depois de ter regressado ao circuito principal com uma vitória na ronda inaugural da fase de qualificação do ATP 500 de Barcelona, Pedro Sousa deixou escapar a oportunidade de acesso ao quadro principal do prestigiado evento catalão. O lisboeta não se conseguiu impor diante do sueco Elias Ymer (130.º) e ao fim de uma hora e meia cedeu pelos parciais de 6-3 e 6-2.
Foi logo no arranque da partida que Sousa dispôs de oportunidades para se colocar na frente do marcador, mas não conseguiu concretizar qualquer das quatro chances de break e logo a seguir sofreu a outra face da moeda ao sofrer a quebra. Depois de novas hipóteses de restaurar os estragos e de quatro set points salvos, o português não escapou ao desaire a abrir.
Pedro Sousa ainda tentou resistir às investidas de Elias Ymer mas perdeu o primeiro jogo de serviço depois de ter defendido seis ocasiões de break. Mais tarde, voltou a ser infeliz ao serviço e uma nova quebra sofrida sentenciou o resultado final: ao quarto match point, o natural de Estocolmo selou a vitória.
Desfeita a hipótese de apuramento para o quadro principal em Barcelona, Pedro Sousa não tem, para já, quaisquer paragens na agenda para as próximas três semanas. É João Sousa quem se encarrega de representar as cores nacionais no ATP Tour e atua no quadro principal em Belgrado a partir desta segunda-feira.