A programação desta terça-feira do Challenger 125 de Marbella marcava o regresso de duas figuras de renome ao ativo, mas nem uma, nem outra, tiveram um desfecho positivo: Dominic Thiem (50.º) e Stan Wawrinka (232.º) voltaram à competição após longos meses de ausência forçada por lesões e despediram-se nos respetivos desafios de estreia da prova do circuito secundário.
Afastado do ATP Tour desde que se lesionou no pulso direito aquando da passagem por Maiorca, Dominic Thiem concretizou o regresso após duas tentativas falhadas: primeiro no Australian Open e de seguida em Buenos Aires. Desta feita, a condição física alinhou com as pretensões do austríaco, mas o resultado não foi o mais desejado: cedeu frente ao argentino Pedro Cachín (228.º), por 6-3 e 6-4.
Também Stan Wawrinka teve a oportunidade de exercitar a sua esquerda a uma mão mas, tal como o outro antigo número três mundial, falhou o acesso à segunda eliminatória na Andaluzia. O helvético de 37 anos foi incapaz de fazer frente ao bom nível do sueco Elias Ymer (131.º) e despediu-se do evento com os esclarecedores parciais de 6-2 e 6-4.
Dados os primeiros indícios que apontam aos regressos, tanto Dominic Thiem como Stan Wawrinka não contam com quaisquer paragens marcadas nas próximas semanas, tendo na mira eventuais convites para torneios de maior dimensão.