Nuno Borges (161.º) tem ainda em jogo a possibilidade de somar este domingo o segundo título da carreira, em Roseto degli Abruzzi, e já conhece o caminho a trilhar na segunda semana neste mesmo palco italiano. O maiato, que é o nono melhor cotado em prova, divide a representação nacional na variante de singulares com Gastão Elias (202.º), que pode voltar a inserir-se no lote dos 200 melhores.
O primeiro oponente de Nuno Borges vai ser o eslovaco Jozef Kovalik (191.º), com quem nunca antes mediu forças. Se o triunfo cair para o lado português na ronda de abertura, Borges pode cruzar-se com Corentin Moutet (108.º), antigo 67.º mundial que defende a condição de quarto pré-designado, se este ultrapassar um qualifier na estreia.
Também Gastão Elias não tem um sorteio nada amigável e abre a semana com um embate com o espanhol Bernabe Zapata Miralles (118.º), quinto melhor classificado em ação na prova italiana. Caso o lourinhanense consiga consumar o triunfo no primeiro duelo entre ambos, vai partilhar o court na eliminatória seguinte com o vencedor da partida entre o cazaque Timofey Skatov (221.º) e o convidado italiano Andrea del Federico (1437.º.)
Na variante de pares, a representação lusa volta a estar a cargo de Francisco Cabral, que mantém a parceria com o espanhol David Vega Hernández depois do desaire nos ‘quartos’, na semana passada. Agora sem estatuto de cabeças de série, o par luso-castelhano enfrenta na estreia Jamie Cerretani e Nino Serdarusic.