Kaia Kanepi (115.ª) está a viver a melhor semana da carreira no Australian Open e esta segunda-feira deu mais um importante passo ao bater a número dois mundial, Aryna Sabalenka, num duelo alusivo à quarta ronda que foi resolvido in extremis. Nunca é tarde para se ser feliz, e a estoniana está a sê-lo em Melbourne, aos 36 anos: garantiu aí os primeiros quartos de final e completou esse registo em provas do Grand Slam.
A campeã da edição de 2012 do Estoril Open, disputado no Complexo de Ténis do Jamor, conta agora no palmarés com uns respeitáveis sete apuramentos para os ‘quartos’ de Majors e revelou o segredo para o sucesso nos quatro principais eventos do circuito: “Nos torneios do Grand Slam, transformo-me. É ótimo poder chegar aos quartos de final do Australian Open. Pensava que não ia correr bem, porque as condições não são fáceis para todos, e antes tinha a ideia de não gostar muito de jogar cá, mas nas duas últimas edições joguei bem.”
“Talvez me foque mais nos torneios do Grand Slam porque sempre preferi os grandes eventos e os Majors são os mais importantes. Para além disso, é também importante termos dias de descanso depois dos jogos. Sinto uma atmosfera agradável nos Majors, porque são jogados em grandes cidades”, manifestou a antiga número quinze mundial e campeã de quatro títulos no circuito máximo.
O próximo compromisso de Kaia Kanepi no Australian Open será perante a polaca Iga Swiatek (9.ª), oponente que nunca antes defrontou. A prolongar-se o registo vitorioso em Melbourne e a impor mais uma surpresa, a veterana estoniana não só acede a umas inéditas meias-finais, como se aproxima daquele que poderá ser o maior título da carreira, nove anos depois da sua última conquista.