Matteo Berrettini (número sete mundial) levou a melhor num dos duelos mais aguardados do dia ao derrotar Carlos Alcaraz (31.º ATP) e carimbou o apuramento para a quarta ronda do Australian Open pela segunda vez consecutiva.
Sétimo cabeça de série, o tenista italiano entrou “com tudo” no encontro e construiu uma vantagem interessante logo de início que lhe permitiu colocar o espanhol de apenas 18 anos entre a espada e a parede. Mas Alcaraz, que apesar da tenra idade já apresenta uma mentalidade ao nível dos melhores tenistas do mundo, nunca desistiu e ao nono jogo do terceiro set (quando estava 4-4) conseguiu a quebra de serviço que alterou o rumo dos acontecimentos.
Cada vez mais confiante e sempre apoiado na sua pancada de direita, o grande pilar do ténis ofensivo do jovem espanhol que é treinado por Juan Carlos Ferrero, o número 31 mundial desconstruiu o jogo de Berrettini, voltou a quebrar-lhe por duas vezes o serviço na quarta partida e em pouco mais de 70 minutos transformou uma desvantagem de dois sets a zero numa igualdade.
Chegado o parcial de todas as decisões, Berrettini voltou a elevar o nível e depois de alguns jogos de serviço discutidos nas vantagens (o italiano salvou um ponto de break ao terceiro jogo, o espanhol ao quarto) a primeira pancada passou a ditar o desfecho dos jogos. Ao 6-5 surgiu a primeira oportunidade do italiano para fechar o encontro, com Alcaraz a falhar um drive volley de direita que devia ter deixado bater no court para dar o primeiro match point a Berrettini. Mas nem isso, nem a ausência do primeiro serviço o afetaram e o duelo teve de ser decidido num tie-break de 10 pontos, em que o mais cotado dos dois jogadores finalmente carimbou a vitória por 6-2, 7-6(3), 4-6, 2-6 e 7-6(5).
Apurado para a quarta ronda do Australian Open pelo segundo ano consecutivo, Matteo Berrettini vai procurar a primeira presença nos quartos de final frente ao vencedor do encontro entre o norte-americano Sebastian Korda e o espanhol Pablo Carreño Busta.