A bielorrussa Victoria Azarenka carimbou esta sexta-feira o apuramento para a quarta ronda do Australian Open. A campeã das edições de 2012 e 2013 reforçou a candidatura a um terceiro título em Melbourne Park com uma vitória arrasadora sobre Elina Svitolina: 6-0 e 6-2 em apenas 67 minutos de encontro na Rod Laver Arena.
O embate não teve praticamente história alguma. Muito concentrada desde o primeiro ponto, Azarenka massacrou a adversária com respostas agressivas, que rapidamente deram o controlo dos pontos à ex-número um mundial. Com winners nos momentos certos e sem dar hipótese de reação a Svitolina, Azarenka foi convertendo as oportunidades e fechou o primeiro parcial em apenas 25 minutos.
No segundo set, a bielorrussa fez o break logo a abrir e nunca perdeu o controlo do encontro. Svitolina conseguiu apenas impedir que a adversária completasse a “bicicleta”, mas também teve as suas chances para levar mais qualquer coisa do embate. A ucraniana teve quatro break points no segundo parcial, mas não conseguiu concretizar e acabou o embate com 26 erros não-forçados, bem mais do que os nove de Azarenka.
Séria candidata a regressar aos títulos do Grand Slam em solo australiano, Victoria Azarenka está apurada para a quarta ronda e poderá vir a ter um novo teste de fogo. A bielorrussa poderá medir forças com a checa Barbora Krejcikova (4.ª WTA), caso a quarta cabeça de série derrote Jelena Ostapenko (27.ª WTA).