Há muito que Feliciano López (109.º) detém o recorde de mais participações consecutivas em provas do Grand Slam e esta segunda-feira o veterano de Toledo alcançou o registo redondo de 80 atuações seguidas dentro das quatro maiores provas do circuito. O espanhol de 40 anos lidera esta estatística e está a uma participação de igualar o recorde de Roger Federer no que toca ao número de Majors disputados.
À semelhança das últimas três aparições no Grand Slam, o desfecho da primeira ronda não foi positivo a Feliciano López, que cedeu pelos parciais de 6-1, 6-3, 4-6 e 7-5 diante do anfitrião John Millman (89.º) e não conseguiu reproduzir a terceira eliminatória alcançada na edição passada do Australian Open.
López, que é o quarto jogador mais experiente do ranking mundial, pode garantir já em Roland-Garros a aproximação a mais uma estatística digna de registo, já que pode igualar as 81 campanhas de Roger Federer distribuídas pelas quatro grandes provas.
A juntar-se ao impressionante recorde surge outro dado fruto da atuação em Melbourne: Feliciano López tornou-se o primeiro jogador da Era Open a ter passado por pelo menos 20 ocasiões em três de quatro Majors: fê-lo no Australian Open (20), em Roland-Garros (21) e no US Open (20) e pode completar o registo em Wimbledon.