Carlos Alcaraz (31.º) não perdeu tempo para contornar o primeiro obstáculo em Melbourne Park e só Benzamin Bonzi se adiantou enquanto primeiro homem a vencer na nova edição do Australian Open. A jovem estrela espanhola realizou uma brilhante exibição frente ao chileno Alejandro Tabillo (135.º) e, sem lhe dar grandes hipóteses, traçou os parciais de 6-2 6-2 e 6-3 em menos de duas horas.
Embora o jogador de Murcia até tenha sofrido uma quebra no primeiro parcial depois de ter efetuado o break de abertura, o rumo dos acontecimentos teve-o sempre ao comando. Não voltou a enfrentar qualquer hipótese de perder jogos de serviço e, com duas quebras de vantagem em qualquer um dos sets, chegou ao triunfo sem contratempos.
O espanhol, que defende o estatuto de 31.º pré-designado um ano depois de ter alcançado a segunda ronda vindo do qualifying, ainda não tem oponente definido para a próxima ronda, já que enfrenta aquele que vencer do confronto entre Marton Fucsovics (35.º) e Dusan Lajovic (39.º).
Para além de Alcaraz e do já mencionado Benzamin Bonzi – que superou o alemão Peter Gojowczyk também em três parciais, Radu Albot (124.º) foi o nome que se seguiu no grupo dos vencedores: o moldavo, que travou João Sousa na derradeira ronda da fase prévia, saiu por cima da contenda levada a cabo com o nipónico Yoshihito Nishioka.