O Governo espanhol confirmou, esta quarta-feira, que está a investigar uma possível entrada ilegal de Novak Djokovic no país no final de dezembro, quando o sérvio viajou até Marbella para preparar a eventual preparação no Australian Open — uma viagem que antes desta investigação ser conhecida já era controversa, por ter sido omitida pelo sérvio no preenchimento da declaração de viagem obrigatória antes de partir para Melbourne.
De acordo com a COPE, o Ministério de Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação confirmou que não recebeu qualquer pedido de Djokovic para entrar no país. Desde o dia 20 de setembro que os cidadãos da Sérvia precisam de apresentar ou o certificado de vacinação completa ou uma autorização especial para serem autorizados a pisar solo espanhol.
De acordo com a mesma rádio, as autoridades acreditam que mesmo que Djokovic tivesse dado entrada ao pedido não teria motivos que justificassem a sua entrada em Espanha, uma vez que não estando vacinado a única excessão a que teria direito seria a que contempla a participação em provas desportivas de alto nível, mas em Marbella apenas treinou, não competiu.
Em atualização…