Hubert Hurkacz (10.º do ranking) tinha do seu lado a possibilidade de se distanciar de Jannik Sinner no oitavo e último lugar de apuramento para o Nitto ATP Finals de Turim, em Itália, e cumpriu a primeira de duas missões, mas precisou de sofrer para derrotar Dominik Koepfer (4-6, 7-5 e 6-2) e qualificar-se para os quartos de final do ATP Masters 1000 de Paris.
Poucas horas depois da eliminação do italiano, o polaco — surpreendente vencedor do Masters 1000 de Miami, em março — acusou a pressão e esteve a apenas dois jogos de ser eliminado. No entanto não baixou os braços e após 2h08 conseguiu colocar um ponto final na caminhada do alemão, número 58 mundial que começou a semana no qualifying e já no quadro principal superou Andy Murray (salvou sete match points) e Félix Auger-Aliassime).
Com este resultado, Hurkacz aumentou para 120 pontos a vantagem na “Race To Turin” em relação ao já eliminado Jannik Sinner e colocou-se a apenas um triunfo de garantir o apuramento para o Masters do final do ano, uma vez que a presença nas meias-finais de Paris será suficiente para garantir que já não é ultrapassado pelo italiano.
Para o fazer, e não adiar a decisão de apuramento até ao ATP 250 de Estocolmo da próxima semana, o jogador de 24 anos terá de passar por James Duckworth.
A viver a melhor temporada da carreira, o australiano (recém-finalista do ATP 250 de Nur-Sultan, no Cazaquistão) travou o compatriota Alexei Popyrin com os parciais de 7-6(4) e 6-4 para chegar pela primeira vez aos quartos de final de um torneio desta dimensão. Atualmente no 55.º lugar do ranking, Duckworth já tem garantida a estreia no top 50 na próxima semana.