Félix Auger-Aliassime já tinha sentido dificuldades na estreia no ATP Masters 1000 de Paris, mas se da primeira ronda ainda conseguiu desenvencilhar-se, na segunda não escapou à eliminação para Dominik Koepfer, que já tinha deixado Andy Murray pelo caminho. E assim o canadiano ficou de fora da corrida para os dois lugares que restam preencher no ATP Finals, o Masters de final de ano no qual procurava garantir a sua estreia.
Apático e errático, o número 11 mundial esteve longe dos seus melhores dias e perdeu por 6-3 e 7-5 num encontro que até podia ter sido resolvido mais cedo, caso Koepfer (58.º) não tivesse deixado escapar o break que conseguiu logo no arranque da segunda partida.
Se para o alemão de 27 anos as duas vitórias já somadas em Paris lhe permitiram carimbar o segundo apuramento da carreira para os oitavos de final de um ATP Masters 1000 (a primeira aconteceu quando ultrapassou seis rondas e só parou nos “quartos” de Roma em 2020), para o canadiano de 21 anos a derrota desta quarta-feira significou o fim da luta pelo apuramento para o ATP Finals, em Turim, um dia depois de ter abdicado da participação no torneio que reunirá os melhores jovens de sub 21 em Milão.
Com o afastamento de Auger-Aliassime, os dois lugares de apuramento ainda por atribuir ficam à disposição de apenas seis jogadores: Casper Ruud, Jannik Sinner (os dois tenistas melhor posicionados), Hubert Hurkacz, Cameron Norrie, Diego Schwartzman e Pablo Carreño Busta.