O que há um mês parecia uma missão impossível tornou-se este domingo numa missão cumprida: Anett Kontaveit derrotou Simona Halep por 6-2 e 6-3 para conquistar o segundo título WTA 250 consecutivo e agarrou a última vaga de apuramento para o “Masters” de final do ano, o WTA Finals. Ons Jabeur, que não competiu esta semana, terá de ir a Guadalajara na condição de suplente.
Já com um lugar no top 10 garantido a partir de segunda-feira graças ao esforço hercúleo que realizou nas últimas semanas, a tenista natural de Estónia destroçou os corações do público de Cluj-Napoca ao derrotar a grande favorita da casa — e primeira cabeça de série — com uma exibição semelhante às duas anteriores, isto é, caracterizada pelo ténis autoritário que Kontaveit alinhou do início ao fim.
A campanha na Roménia colocou a cereja no topo do bolo de um final de verão e início de outono praticamente perfeitos para Anett Kontaveit: nas últimas oito semanas, a jogadora de 25 anos somou 26 vitórias nos 29 encontros que disputou e conquistou quatro títulos (WTA 250 de Chicago, WTA 500 de Ostrava, WTA 500 de Moscovo e WTA 250 de Cluj-Napoca), aos quais juntou a terceira ronda no US Open e os quartos de final em Indian Wells.
Assim, ficou fechado o elenco de um WTA Finals que por restrições causadas pela pandemia de covid-19 foi transferido de Shenzhen (na China, país a que regressará em 2022) para Guadalajara, no México:
- Aryna Sabalenka
- Barbora Krejcikova
- Karolina Pliskova
- Maria Sakkari
- Iga Swiatek
- Garbiñe Muguruza
- Paula Badosa
- Anett Kontaveit
Ashleigh Barty, a número um mundial, ocupava o primeiro lugar da “corrida” e estava há muito qualificada para o “Masters”, mas optou por colocar um ponto final precoce na temporada. Ons Jabeur, tunisina que se estreou no top 10 e que esta semana não competiu, perdeu a possibilidade de agarrar a última vaga e para ir a Guadalajara terá de aceitar o estatuto de suplente.