A participação portuguesa no ITF J1 de Sanxenxo, em Espanha, chegou esta segunda-feira ao fim. Mafalda Guedes (na foto), Analu Freitas, Matilde Morais e Maria Santos foram as últimas tenistas lusas a fazer a estreia e todas elas acabaram por não ultrapassar o último dia de qualifying.
Maria Santos, 265.ª no ranking mundial de juniores e primeira cabeça de série desta fase do torneio, cedeu em dois sets para a britânica Sarah Tatu, 475.ª classificada. A portuguesa perdeu pelos parciais de 7-6[4] e 6-3 e foi impedida de progredir para a terceira e derradeira ronda do qualifying, depois de ter tido um bye na ronda inaugural.
As outras três atletas portuguesas também beneficiaram de bye na primeira ronda, mas só uma delas conseguiu atravessar a segunda e chegar à terceira eliminatória. Mafalda Guedes, número 562 no ranking do escalão e sexta melhor cotada, aplicou uma “bicicleta” (6-0 e 6-0) a Valeria Carames Periscal, mas teve de regressar ao court mais tarde para jogar a terceira ronda do qualifying e acabou afastada pela britânica Mingge Xu, 312.ª no ranking e segunda cabeça de série, por 7-6[6] e 6-1.
Quanto a Matilde Morais e Analu Freitas, ambas não passaram da segunda ronda. A primeira, 401.ª classificada no ranking e terceira cabeça de série, foi surpreendida pela alemã Stella Jurina, 1268.ª classificada, por 6-2 e 6-2. Analu Freitas, por sua vez, cedeu para a oitava cabeça de série, a espanhola Meritxell Boix Molla (584.ª), por 6-2 e 6-0.