BRAGA — Thiago Monteiro chegou ao Braga Open como o principal candidato ao título e este sábado colocou-se a um passo de sair do Clube de Ténis de Braga com o troféu de campeão, ao derrotar Andrea Arnaboldi na parte da manhã — num encontro que tinha sido suspenso pela chuva na véspera — e, depois, ao afastar Hugo Gaston com os parciais de 6-3 e 6-1 para chegar à nona final da carreira no ATP Challenger Tour.
Número 90 do ranking mundial, o tenista brasileiro ultrapassou uma meia-final de luxo frente ao francês (115.º classificado) em apenas dois sets, mas o marcador transmite mais facilidades do que na verdade se verificaram. Sobretudo na primeira partida, em que depois de sofrer o break Gaston dispôs de cinco pontos para quebrar de volta o serviço do brasileiro, mas a nova coqueluche do ténis francês não aproveitou nenhum e esse jogo revelou-se determinante para o resto do encontro, que se desenrolou de forma tranquila para Monteiro.
Com as duas vitórias deste sábado, Thiago Monteiro selou o regresso a finais do circuito Challenger pela primeira vez desde setembro de 2020, quando passou o qualifying e só foi travado na final de Forli, em Itália, pelo favorito do público Lorenzo Musetti. A decisão deste domingo será a nona da carreira para o brasileiro a este nível, no qual conta com cinco títulos (o último em janeiro de 2020, em Punta del Este no Uruguai).
O derradeiro adversário do tenista brasileiro, desde o início o cabeça de cartaz da terceira edição do Braga Open, sairá do encontro entre o sérvio Nikola Milojevic (quarto cabeça de série), que avançou na jornada anterior, e o qualifier espanhol Nikolas Sanchez Izquierdo, que já este sábado superou o segundo pré-designado, Taro Daniel.
Última atualização às 14h24.