BRAGA — O japonês Taro Daniel estreou-se da melhor forma possível no Braga Open 2021. A defender o estatuto de segundo cabeça de série na primeira ocasião em que joga o Challenger 80 bracarense, o nipónico foi forçado a jogar três sets diante de Filippo Baldi (331.º ATP), mas triunfou por 6-2, 4-6 e 6-0.
Depois de um belo primeiro set, o número 111 mundial ainda recuperou por duas vezes de um break de atraso no segundo parcial, mas foi novamente quebrado numa altura crucial e Baldi conseguiu empurrar o embate para o terceiro set, onde o melhor cotado voltou a elevar o nível e dominou por completo. No final do encontro, Taro Daniel analisou a vitória em conferência de imprensa, tendo ainda abordado a passagem por Portugal e como tem trabalhado o aspeto mental nos últimos tempos.
Também entre os cabeças de série vitoriosos esta terça-feira está o italiano Alessandro Giannessi (182.º ATP), sexto cabeça de série. O tenista transalpino superou o qualifier Kaichi Uchida (371.º ATP) por 6-4 e 6-1 e marcou encontro com Jesper De Jong, o carrasco de João Domingues, na segunda ronda.
Ainda no arranque da jornada, Michael Vrbensky (321.º ATP) também garantiu um bilhete para a próxima ronda. O tenista checo venceu o neerlandês Igor Sijsling (328.º ATP) no Court 2, por 6-1 e 6-4. Logo a seguir, no mesmo court, o argentino Santiago Rodríguez Taverna (409.º ATP) deu continuidade ao bom momento de forma que mostrou na fase de qualificação e surpreendeu o italiano Giulio Zeppieri (245.º ATP) por 6-4 e 6-4. Também argentino, Andrea Collarini (246.º ATP) bateu o lucky loser Alex Rybakov (349.º ATP) por 6-2 e 6-2.
Outro tenista oriundo do qualifying a ter sucesso na primeira ronda foi Nikolas Sánchez Izquierdo (350.º ATP). O tenista espanhol garantiu o apuramento ao fim de apenas 16 minutos em court com Steven Diez (212.º ATP), uma vez que o oitavo cabeça de série desistiu com problemas nas costas quando o marcador indicava 2-1 a favor do menor cotado no primeiro set.
A segunda ronda do Braga Open 2021 começa a ganhar forma, mas o alinhamento só ficará completo na jornada de quarta-feira, dia em que Robin Haase e Roberto Cid Subervi fecham a primeira ronda da competição.