A edição de 2021 do Santarém Ladies Open arrancou esta segunda-feira com a fase de qualificação. De entre seis tenistas portuguesas em prova no primeiro dia, Inês Murta foi a única a garantir um bilhete para continuar no torneio.
13.ª cabeça de série no qualifying, a tenista de 24 anos não teve quaisquer dificuldades para ultrapassar a francesa Juliette Mazzoni, que recebeu um wild card para disputar esta fase da prova. A atleta lusa, 724.ª classificada no ranking WTA, venceu pelos esclarecedores parciais de 6-0 e 6-0.
A um triunfo de ingressar no quadro principal, Inês Murta vai discutir esse apuramento com a russa Ekaterina Shalimova, número 500 mundial, que superou a luso-suíça Milla Sequeira por 6-1 e 6-3. As restantes tenistas lusas envolvidas na fase de qualificação também foram derrotadas: Matilde Jorge cedeu por 6-1 e 6-0 para Ziva Falkner (539.ª WTA), Madalena Amil perdeu por 6-3 e 6-1 para Mei Yamaguchi (546.ª WTA) e Sara Lança foi travada por Angelica Moratelli (466.ª WTA) por 7-5 e 6-1.
No quadro principal do Santarém Ladies Open estão já garantidas cinco tenistas lusas. Francisca Jorge, número um nacional, teve entrada direta no quadro e está acompanhada por Matilde Morais, Sofia Pinto, Mafalda Guedes e a luso-iraniana Sana Garakani, que receberam os quatro wild cards disponíveis.