BRAGA — O japonês Kaichi Uchida foi o grande destaque do primeiro dia de Braga Open. Num domingo marcado pelo arranque da fase de qualificação, o tenista nipónico — que ergueu o troféu em Vale do Lobo no mês de março — recuperou de uma enorme desvantagem no terceiro parcial para superar o italiano Jacopo Berrettini (441.º ATP) por 4-6, 6-4 e 7-6[3] em duas horas e 28 minutos.
Quarto cabeça de série na fase de qualificação, Uchida (363.º ATP) não conseguiu impedir a derrota num primeiro set onde as oportunidades não faltaram para ambos os lados. O único break sofrido pelo nipónico, ao sétimo jogo, acabou por se revelar decisivo. Depois de ainda ter eliminado três set points ao serviço, o japonês viu Berrettini servir com sucesso para o fecho da primeira partida.
O arranque do segundo parcial não foi novamente favorável para o melhor cotado, que viu o serviço ser-lhe quebrado logo no primeiro jogo. Porém, Uchida elevou o nível nos jogos de serviço daí em diante e foi extremamente eficaz: aproveitou os dois break points que teve para recuperar o break de atraso no quarto jogo e, mais tarde, para fechar o parcial.
Os tons de drama foram acrescentados ao encontro no terceiro set, que veio a ser uma verdadeira tragédia de Shakespeare para Berrettini. O italiano fez o primeiro break logo a abrir e sofreu o contra-break, mas veio a quebrar o serviço de Uchida por mais duas vezes para se colocar na posição de servir a 5-2 para a vitória. Com uma recuperação impressionante, o nipónico venceu quatro dos cinco jogos seguintes para forçar o tiebreak, onde veio a completar a reviravolta.
Kaichi Uchida volta ao court esta segunda-feira para discutir o acesso ao quadro principal. O japonês vai defrontar o norte-americano Alex Rybakov (371.º ATP), que superou Jeroen Vanneste (467.º ATP) em apenas 55 minutos, com os parciais de 6-2 e 6-0.
Num dia marcado pelo afastamento dos três tenistas portugueses presentes no qualifying, o argentino Santiago Rodríguez (428.º ATP) também assumiu um papel de protagonista. O sul-americano conteve a recuperação de Emilio Nava (369.º ATP), quinto pré-designado, e batalhou no terceiro set para recuperar por duas vezes de um break de atraso e vencer por 7-6[2], 2-6 e 6-3 em duas horas e 19 minutos. No caminho do argentino segue-se Daniel Michalski (458.º ATP), que se impôs diante do segundo cabeça de série, Nicolás Moreno de Alborán (343.º ATP) por 6-4 e 6-4.
O checo Dalibor Svrcina (325.º ATP), primeiro cabeça de série, foi o outro vencedor do dia. O tenista de 18 anos derrotou Bogdan Bobrov (446.º ATP) por 7-5 e 6-1 e tem encontro marcado esta segunda-feira com o alemão Peter Heller (397.º ATP), carrasco de Miguel Gomes.