Gastão Elias ‘aquece’ Viana. Portugal 1-1 Bielorrússia

Depois do “balde de água fria” que foi a derrota de João Sousa frente a Egor Gerasimov, no encontro que abriu as hostilidades do confronto entre portugueses e bielorrussos, Gastão Elias (179º) tratou de assegurar que a selecção portuguesa vai entrar no segundo dia de prova em igualdade de circunstâncias com a selecção bielorrussa. Para tal, o número 2 nacional impôs-se ante Uladzimir Ignatik, ex-número 1 mundial de juniores, naquele que foi o quinto embate de carreira entre ambos.

Com menos público nas bancadas do court central do Clube de Ténis de Viana, em comparação com o duelo inaugural, Gastão Elias realizou uma exibição bastante boa para bater o número 1 bielorrusso, sendo que a vitória ficou definida com os parciais de 6-3, 7-6(3) e 7-5. Foi o quarto triunfo da carreira do tenista português frente a Ignatik, actual 209º colocado na lista ATP.

Gastão Elias entrou muito confiante no encontro. Abriu logo com 4-0 no marcador, fruto de um nível de jogo autoritário. Ignatik reagiu, equilibrou, mas mostrou-se incapaz de salvar a primeira partida. Desde então o duelo foi sempre muito dividido, com excelentes pontos mas também erros a espaços de ambas as partes. No entanto, e com a ajuda do público, Elias foi capaz de estar mais confiante e tranquilo nos pontos importantes, jogou-os da melhor maneira, garantindo assim a vitória e o primeiro ponto para Portugal na eliminatória.

As contas finais do primeiro dia deixam completamente intocáveis as aspirações de ambas as comitivas, no que ao acesso ao Grupo I da zona Europa-África da Taça Davis de 2016 diz respeito. O encontro de pares, que colocará frente-a-frente João Sousa & Gastão Elias e Max Mirnyi & Sergey Betov (sábado, às 14h) pode revelar-se decisivo para o desfecho da contenda.

[João Correia com João Pedro Castro]

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share