World Tour Finals, Dia 5: Djokovic não perdoa e segue para as meias-finais

À segunda oportunidade não falhou. Se com a derrota para Roger Federer o apuramento de Novak Djokovic para as meias-finais tinha ficado em suspenso, na noite desta quinta-feira o tenista sérvio, número um mundial, regressou às vitórias para confirmar nova presença na penúltima etapa do ATP World Tour Finals, onde já soma quatro troféus.

Não havia eliminados à entrada para o último dia de competição no Grupo A, agora Stan Smith, e por isso ambos os encontros eram seguidos com grande atenção: A primeira ‘batalha do dia’, o japonês Kei Nishikori precisava de derrotar Roger Federer para manter vivas as suas hipóteses de apuramento mas ainda assim precisava que Novak Djokovic não saísse vitorioso devido ao confronto direto.

Se o primeiro set foi de altíssimo nível mas acabou por pender para o lado do hexacampeão do torneio, no segundo parcial o desfecho foi diferente e Nishikori conseguiu mesmo igualar o marcador para se manter em competição com uma recuperação notável de 1-4 para 6-4. No entanto, Federer viria a recuperar os níveis de concentração e eficácia para, num embate onde ‘surpreendeu’ ao revelar-se 100% eficaz (6/6) na conversão de pontos de break, destruir as aspirações do oitavo classificado da tabela mundial. Os parciais finais? 7-5 4-6 6-4 depois de 2h10′ e o primeiro lugar do grupo garantido.

Satisfeito com o resultado estava Tomas Berdych, que só continuaria com hipóteses de seguir para as meias-finais se o suíço triunfasse no primeiro encontro. No entanto, as contas ainda se revelavam complexas para o vice-campeão do Portugal Open 2014: a vitória não bastava — teria mesmo de ser em dois sets.

E Berdych não entrou com o pé direito na sessão noturna da O2 Arena. Deixou Novak Djokovic agarrar o controlo do marcador desde cedo e não teve armas para ser rápido a responder e impedir o distanciamento, pelo que desde cedo ficou sentenciado o seu afastamento da prova: o ‘placard’ assinalava 6-3 para Novak Djokovic, que assim, derrotado ou não, seguia para as meias-finais. O que depois se passou foi de tudo menos decisivo: o equilíbrio aumentou, o espetáculo continuou e, mesmo com a resposta de Tomas Berdych, o líder do ranking voltou a sair por cima. Os números 6-3 7-5 deixavam o checo sem qualquer vitória no último torneio da temporada.

Nas meias-finais, Novak Djokovic medirá forças com o espanhol Rafael Nadal, vencedor do Grupo B/Ilie Nastase, num encontro que tem início agendado para as 14h de sábado. Já na sessão noturna, a partir das 20h, Roger Federer terá pela frente o vencedor do embate de amanhã entre Andy Murray e Stanislas Wawrinka.

Classificação do Grupo A (Stan Smith):

1. Roger Federer, 3 vitórias, 6 sets ganhos, 1 perdido
2. Novak Djokovic, 2 vitórias, 4 sets ganhos, 2 perdidos
3. Kei Nishikori, 1 vitória, 3 sets ganhos, 5 perdidos
4. Tomas Berdych, 0 vitórias, 1 set ganho, 6 perdidos

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share