Com apenas 15 anos, Duarte Vale continua a fazer história. Se em finais de abril se tornou no jogador mais novo da história a vencer um encontro no quadro de qualificação do Portugal Open, hoje o jovem tenista português conquistou a sua primeira vitória em quadros principais e, consequentemente, somou o seu primeiro ponto para o ranking ATP.
Em declarações exclusivas ao Ténis Portugal, Vale confessou estar “muito contente com a vitória e o facto de ter ganho o meu primeiro ponto ATP”, não obstante disputar o “próximo jogo já amanhã e ter de estar concentrado nisso.” Com a vitória, o português torna-se no terceiro jogador da geração de 1999(!) a entrar no ranking mundial, seguindo os passos de Nicolas Merzetti e Kody Pearson.
“O objectivo para estes torneios sempre foi, e mesmo depois de ter ganho este ponto continuará a ser, treinar com os melhores, jogar e aprender com eles; jogar a um bom nível e tentar ganhar os meus jogos”, revelou ainda o jovem português, que confessa não ligar “muito à idade pois quero ser profissional de ténis e sei que demora tempo e exige trabalho. Por isso é bom estar a conseguir passar por estas etapas cedo, é uma boa recompensa, mas só isso.”
Inicialmente escalado para defrontar Pedro Sousa, Duarte viu o quarto cabeça de série desistir devido a lesão e ser assim substituído pelo lucky loser Brian Cuypers, da Bélgica, e terá já amanhã pela frente Maxime Forcin, de França. “Espero um jogo difícil, como é normal nestes torneios. Vi-o jogar hoje mas não muito tempo”, confessou o português, que ainda hoje se iria reunir com o treinador para delinear o plano de jogo.