Não é fácil ser apontada como sucessora de Steffi Graf, que venceu – em toda a sua carreira – 22 títulos do Grand Slam, atingiu outras nove finais e ainda conquistou uma medalha de ouro, uma de bronze e uma de prata nos Jogos Olímpicos. Como se não bastasse, a actual mulher de Andre Agassi conseguiu o Golden Slam (quatro torneios do Grand Slam conquistados na mesma temporada) em 1988.
Andrea Petkovic tem 23 anos e um título WTA conquistado (Bad Gastein, Áustria, 2009), contando ainda com duas finais perdidas; a primeira em ‘s-Hertogenbosch, Holanda, para Justine Henin na temporada passada, e a segunda para Petra Kvitova em Brisbane, Austrália, no início do ano actual.
Já nos torneios ‘major’ a tenista germânica de origem bósnia e sérvia te como melhor resultado a chegada aos quartos-de-final do Australian Open, este ano, e a quarta ronda no US Open em 2010. Em Paris, Petkovic atingiu a segunda ronda em 2007 e 2010 e em Wimbledon nunca passou da primeira.
Os resultados podem não ser espantosos, mas o que é certo é que Andrea Petkovic tem vindo a melhor de forma espantosa o seu jogo e garantiu esta semana a entrada no top 20, graças à chegada às meias finais do WTA Premier de Miami, onde deixou pelo caminho a actual número um mundial Caroline Wozniacki e a ex número um mundial Jelena Jankovic.
Só o futuro nos dirá onde chegará Petkovic, mas é com certeza uma jogadora a ter em atenção em todos os torneios que disputar.