Depois de dois desaires nos dois primeiros encontros do Campeonato da Europa por Equipas, a seleção nacional de sub 18 conseguiu despedir-se de Roma com uma vitória sobre a Bulgária que permitiu a Portugal terminar a fase final na sétima posição.
De volta à “fórmula” da jornada inaugural, o selecionador Emanuel Couto chamou Jaime Faria (107.º do ranking mundial e recém-quartofinalista do Campeonato da Europa individual) para o primeiro encontro de singulares e desta vez o jovem português de 17 anos conseguiu ser feliz, ao derrotar Vladimir Popov (396.º) por 6-2, 2-6 e 6-3 em 2h07.
No primeiro dia, frente à Croácia, o jovem tenista do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis já tinha estado perto da vitória, mas caiu ao fim de 3h14 e antes de regressar ao court e perder o par decisivo ao lado de Henrique Rocha, tal como aconteceu na jornada seguinte.
Depois, Henrique Rocha (78.º) repetiu as sensações vitoriosas dos dois dias anteriores e aplicou os parciais de 6-2 e 7-6(6) a Dinko Dinev (85.º) para confirmar o triunfo de Portugal — o primeiro nesta fase final, depois da seleção nacional ter garantido o apuramento em La Rochelle, França.
Com a vitória desta quarta-feira, a seleção nacional masculina de sub 18 terminou a participação no Campeonato da Europa por Equipas na sétima posição, relegando a equipa da Bulgária para o último posto. Para esta tarde está prevista a final entre França (que derrotou Portugal na decisão da fase de apuramento) e Sérvia, respetivamente primeira e segunda cabeças de série. A Croácia — que ultrapassou a equipa portuguesa depois um total de 7h04 de duelos na segunda-feira — venceu a Alemanha, por 2-0, e conquistou o terceiro lugar.