A lista de inscritos para a fase de qualificação do US Open foi divulgada esta terça-feira e conta com três tenistas portugueses. Pedro Sousa, João Sousa e Frederico Silva têm garantida a entrada direta no qualifying, ao passo que Gastão Elias e João Domingues estão à espreita de um lugar e deverão também ter acesso à fase de apuramento para o último Grand Slam da temporada.
No caso de Pedro Sousa, que defende o estatuto de 17.º cabeça de série do qualifying, ainda há esperança que possa ter entrada direta no quadro principal, ainda que não seja uma tarefa fácil. O lisboeta é o 16.º alternate e por isso precisaria de igual número de desistências para poder escapar à fase de apuramento. Nos casos de João Sousa (146.º ATP) e Frederico Silva (181.º), estes terão mesmo de passar pelo qualifying, no qual não são cabeças de série.
À procura de também poderem atuar em Flushing Meadows estão Gastão Elias e João Domingues. O tenista da Lourinhã é o quarto alternate e o oliveirense é o nono, pelo que ambos têm boas probabilidades de entrar na fase de qualificação. Aliás, no caso de Elias, a divulgação dos wild card para o quadro principal pode significar a entrada na fase de qualificação, isto se a organização da prova optar por atribuir convites a tenistas que estejam inscritos no qualifying (os norte-americanos Brandon Nakashima, Denis Kudla, Mackenzie McDonald, Jenson Brooksby ou Maxime Cressy são exemplos de atletas inscritos na qualificação, mas que podem vir a receber convite para o quadro principal).