Portugal fez história ao vencer o play-off promocional do Grupo 1 da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup e vai discutir o acesso à fase final da competição por equipas em novembro, altura em que terá a oportunidade de repetir a campanha de 1991.
Este sábado, a seleção nacional feminina venceu a Eslovénia por 2-0 e saiu de Vilnius, na Lituânia, com o bilhete para a derradeira ronda, que este ano terá um novo formato.
Em 1991, Portugal — com Sofia Prazeres, Tânia Couto e Joana Pedroso — venceu as Bahamas por 3-0 e o Taiwan por 2-1 nas duas rondas de qualificação, que entretanto sofreu várias alterações de formato, para chegar ao Grupo Mundial, perdendo com a Áustria por 3-0 na primeira ronda da então Fed Cup.
34 anos depois, a equipa das quinas tentará novo apuramento para a fase final num formato inédito, já que a partir de 2025 esta fase é composta por sete grupos de três equipas, cada um num país diferente e com as sete seleções vencedoras a seguirem para as Billie Jean King Cup Qualifiers de 2026.
As três seleções de cada grupo competirão entre si pelo primeiro lugar e todos os embates consistirão em três encontros, à semelhança do que já aconteceu nesta fase em que Portugal participou: dois singulares e um par.