Francisca Jorge replicou a recuperação de Matilde Jorge e conquistou o ponto que garantiu a promoção de Portugal ao play-off que dá acesso à fase final da Billie Jean King Cup.
Duas horas depois de assistir de perto à recuperação da irmã mais nova, que passou por uma ex-top 60, a número um nacional (253.ª WTA) confirmou o favoritismo sobre Pia Lovric (421.ª) com outra recuperação, esta assinada com os parciais de 2-6, 6-3 e 6-3.
Portugal garantiu a presença no play-off de promoção deste sábado ao terminar a primeira fase, na Pool D, com duas vitórias em três encontros (sobre Letónia e Áustria, intercaladas com uma derrota perante a Croácia).
Ao ir ainda mais longe e celebrar um novo triunfo no Dia D, a seleção nacional despediu-se de Vilnius com um bilhete para o play-off de setembro, a derradeira ronda antes da fase final, que se disputa a dois tempos — uma fase de qualificação com 18 equipas no início do ano e a luta pelo título com oito países na reta final da época.
Notícia corrigida às 19h25: ao contrário do que foi inicialmente escrito, esta é a segunda vez — e não a primeira — em que Portugal chega à fase de apuramento para a fase final da competição. Em 1991, a seleção nacional ultrapassou mesmo esse obstáculo para marcar presença no Grupo Mundial, campanha que agora tentará repetir.