Matilde Jorge (277.ª WTA) celebrou pela terceira vez esta semana e com uma vitória por 1-6, 6-3 e 7-5 sobre a ex-top 60 Kaja Juvan (atual 522.ª) conquistou o primeiro ponto para Portugal no play-off de promoção frente à Eslovénia que vale um lugar na ronda de acesso à fase final da Billie Jean King Cup.
A seleção nacional terminou a Pool D no segundo lugar e assegurou um dos oito lugares neste play-off, estando na luta para disputar uma fase mais importante do que o atual Grupo 1 da Zona Europa-África da competição.
Com a vitória de Matilde Jorge, a irmã mais velha, Francisca Jorge (253.ª), poderá carimbar a vitória e assegurar a presença no play-off de novembro — que serve como ronda de acesso às Billie Jean King Cup Qualifiers — caso confirme o favoritismo contra Pia Lovric (421.ª).
Depois de duas vitórias em três encontros na fase de grupos, a número dois nacional entrou com o pé esquerdo no embate com uma adversária três anos mais nova e muito mais experiente, que já fez parte da elite do circuito feminino. Juvan foi feliz num primeiro set mais equilibrado do que o marcador transparece, com cinco dos sete jogos a serem decididos nas vantagens com várias oportunidades para Jorge pelo meio, mas a jovem lusa não deitou a toalha ao chão.
O jogo que abriu a segunda partida mudou o encontro. Matilde Jorge anulou cinco pontos de break, segurou o serviço e foi paciente, aumentando a pressão na resposta até ser recompensada com a quebra de serviço — a primeira no encontro — que igualou o embate e a recolocou na discussão. Com a emoção à flor da pele, as duas jogadoras lutaram taco a taco por um ponto que pode ter contornos decisivos e acabou por ser a mais nova a ser recompensada pela subida de nível, carimbando o triunfo (um dos melhores da carreira) ao cabo de 2h30.