OEIRAS – Chegou uma das melhores semanas tenísticas da temporada nacional. A dose dupla de Oeiras Open 125 é o maior evento combinado entre portas e inicia-se este domingo no Complexo Municipal de Ténis do Jamor com entrada livre para todos os amantes da modalidade.
Há um ano, os torneios com égide WTA regressaram a Portugal uma década depois do término do antigo Estoril. A prova contou com tenistas da nomeada de Bernarda Pera, Harriet Dart, Kristina Mladenovic, Rebecca Sramkova ou Clara Tauson e foi a neerlandesa Suzan Lamens a ficar com o troféu maior, ao passo que o quadro de pares foi amealhado pelas irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge, que fizeram história para as cores nacionais ao venceram o maior título do ténis feminino nacional, numa competição onde ambas atingiram os quartos de final a nível individual.
Um ano depois, as melhores jogadoras lusas regressam ao torneio e terão a companhia da experiente vedeta romena Sorana Cirstea e da prodígio Alexandra Eala, que em Miami fez história ao atingir as meias-finais do quarto WTA 1000 do ano e que outrora foi orientada por Maria João Koehler.
O evento masculino chegou a ser conquistado por Carlos Alcaraz (2021, para a estreia no top 100) e tem no argentino Francisco Comesana (61.ºATP) o campeão em título. O tenista das pampas volta para defender o troféu e terá nos grande rivais nomes como Roman Safiulin, Raphael Collignon, Thiago Monteiro, Nishesh Basavareddy, Dusan Lajovic ou Thiago Seybold Wild, tudo dentro da elite dos 100 melhores ou perto disso.
A entourage portuguesa perdeu Jaime Faria por lesão, mas Henrique Rocha, Gastão Elias, Tiago Pereira ou Pedro Araújo estarão prontos para brilhar em casa.
O tiro de partida dos dois supertorneios tem início agendado para a manhã deste domingo e serão oito dias de muita e boa ação no Estádio Nacional sem qualquer custo para assistir a toda a galeria supramencionada e muito mais.