Dois em um: Portugal deu a volta à Áustria para voltar a garantir a permanência no Grupo 1 da Zona Europa/África da Billie Jean King Cup e ao mesmo tempo assegurou a participação no play-off que dá acesso à fase final da competição.
Um ano depois de fazer a festa em casa, a seleção nacional feminina teve de viajar até Vilnius, na Lituânia, mas voltou a ser feliz e alcançou o primeiro objetivo da semana graças a uma reviravolta: com destinos diferentes nos embates de singulares, Angelina Voloshchuk (derrotada logo pela manhã) e Matilde Jorge (responsável por restabelecer a igualdade) uniram esforços pela primeira vez e levaram a melhor sobre Arabella Koller e Ekaterina Perelygina — as adversárias que enfrentaram em singulares — pelos parciais de 6-2 e 6-2.
Com tudo em aberto à entrada para a última jornada, Portugal terminou a Pool D na segunda posição e marcou encontro com a Eslovénia, primeira classificada do Grupo B, no play-off de promoção que será jogado já esta sexta-feira.
Terminada a fase de grupos, oito equipas (as duas melhores classificadas de cada) lutam pelas quatro vagas na ronda de apuramento de novembro, que dá acesso à fase final em que Portugal tenta estar pela primeira vez.