Angelina Voloshchuk não conseguiu colmatar a ausência de Francisca Jorge, lesionada na perna direita, e foi derrotada no encontro que abriu o frente a frente entre Portugal e Áustria no último dia da Pool D do Grupo 1 da Zona Europa/África da Billie Jean King Cup que acontece em Vilnius, na Lituânia.
A terceira melhor tenista portuguesa da atualidade (737.ª) não conseguiu confirmar o favoritismo sobre Ekaterina Perelygina (1005.ª) e perdeu por 6-4 e 6-3 no primeiro encontro de singulares que disputou esta semana.
A capitã Neuza Silva chamou Angelina Voloshchuk para os duelos individuais na sequência da lesão contraída por Francisca Jorge na perna direita durante a jornada de quarta-feira, mas a jovem de 18 anos já tinha atuado por duas vezes (uma vitória, uma derrota) ao lado de Inês Murta em encontros de pares.
Depois de vencer a Letónia por 3-0 no primeiro dia, Portugal perdeu pelo mesmo resultado com a Croácia e esta quinta-feira voltou a entrar com o pé esquerdo frente à Áustria, precisando de uma reviravolta para celebrar o segundo triunfo na Pool D.
Com a ausência da número um nacional, Matilde Jorge (277.ª) foi promovida ao primeiro singular e terá pela frente Arabella Koller (611.ª).