Nuno Borges (43.º) venceu o duelo ibérico com Pedro Martínez (51.º) por 7-5, 6-7(4) e 6-4 após 3h10 e apurou-se para a terceira ronda do ATP Masters 1000 de Monte Carlo, onde compete pela primeira vez, um resultado que lhe permitiu igualar as melhores prestações da carreira a este nível.
O melhor tenista português da atualidade já tinha alcançado os oitavos de final de um torneio desta categoria em Roma e em Montreal, mas para o fazer na capital italiana precisou de ultrapassar três rondas e não duas, por tratar-se de um torneio com um quadro maior.
No terceiro capítulo desta rivalidade ibérica, Borges foi superior ao adversário (criou 17 pontos de break e apontou 49 winners para 28 de Martínez, mas cometeu 66 erros não forçados contra 41) mas sentiu dificuldades em quebrar a resistência do espanhol, sendo obrigado a recuperações de 3-5 no primeiro set e sobretudo 1-4 no derradeiro, que selou com cinco jogos consecutivos.
À procura da primeira presença em quartos de final de torneios ATP Masters 1000, que lhe permitiria igualar as melhores campanhas de Frederico Gil (Monte Carlo 2011) e João Sousa (Madrid 2016), Nuno Borges terá como próximo adversário Stefanos Tsitsipas.
Número oito mundial, o grego é não só o campeão em título, como o vencedor de três das últimas quatro edições no principado. O embate anterior entre ambos aconteceu na terra batida de Roma, em 2023, e sorriu ao tenista helénico pelos parciais de 6-3 e 6-3.