Menos de um ano depois de ter sido surpreendido em Roma às mãos de Alejandro Tabilo (32.º), Novak Djokovic voltou a não encontrar armas para se vingar do chileno e despediu-se de forma apática no encontro de estreia no Masters 1000 de Monte-Carlo.
Sem conseguir exibir o seu melhor nível no regresso à terra batida monegasca, Djokovic ficou longe de perseguir outro resultado e sofreu a segunda derrota em dois duelos com Tabilo, que voltou a celebrar diante do ex-número um mundial, por 6-3 e 6-4.
O arranque até foi sorridente para o sérvio, que aproveitou logo o primeiro jogo de serviço do adversário, mas não prolongou o ascendente e logo a seguir sofreu a réplica. Tabilo voltou a demonstrar mais sinais de iniciativa e mais tarde fez um segundo break.
Com embalo para ir mais além, Tabilo apresentou-se na segunda partida com um break concretizado e — não tendo Djokovic conseguido converter nenhuma das duas chances que surgiram — segurou a margem para celebrar ao segundo ponto de encontro.
Alejandro Tabilo soma a segunda vitória da carreira frente a jogadores do top 10 — ambas frente a Novak Djokovic — e segue caminho para os oitavos de final do Masters 1000 de Monte Carlo, onde vai defrontar o búlgaro Grigor Dimitrov (18.º).
Quanto a Novak Djokovic, que perde na estreia pela terceira vez nos últimos quatro torneios — com exceção feita à final alcançada em Miami — não deixa boas indicações na apresentação à temporada de terra batida e passa a preparar o Masters 1000 de Madrid, na última semana de abril.